Leeds

Tudo o que você precisa saber sobre essa linda cidade inglesa de West Yorkshire! 



Com uma população de aproximadamente 750 mil habitantes (wow, mais do que Floripa), Leeds é a terceira maior cidade do Reino Unido! Perdendo apenas pra Birmingham, e é claro, pra capital Londres.
Localiza-se no norte, em Yorkshire and the Humber, uma das nove regiões oficiais da Inglaterra. Outra cidades conhecidas dessa região são Sheffield - a cidade de origem dos Arctic Monkeys!! E York, que é uma das cidades mais antigas daqui. Dentro das regiões oficiais inglesas existem os cerimonial counties - os condados, e Leeds é a principal cidade do condado de West Yorkshire.

As nove regiões inglesas + Wales/ Cymru

Alguns pontos turísticos da cidade:

Thornton's Arcade

Harewood House

Town Hall

Leeds General Infirmary

Vista aérea da cidade

O clima de Leeds parece ser delicinha. Média de uns 20°C nos meses de verão e de 1°C no inverno... Nada que uns bons casacos da Primark não resolvam. E sim, lá neva ♥ Vou poder comer/cheirar/esmagar neve. Por ser uma importante cidade inglesa, tem o comércio e a economia bem desenvolvidos e tudo mais! O centro de Leeds conta com quase todas as lojas legais que você possa precisar :) Ah, e lá também tem um aeroporto internacional e rotas de trem e ônibus para as principais cidades britânicas.

Distânica de Leeds para grandes cidades europeias (source: Leeds Metropolitan University website)

A cidade também tem um time de futebol oficial, o Leeds United (aparentemente todos os times da Inglaterra são "nome-da-cidade United"). Além da minha querida Leeds Met, existe outra universidade grande, a University of Leeds, porém com menos estudantes e menos awesomeness. E isso sem contar outras universidades e faculdades menores, o que faz de Leeds uma das cidades com maior população estudantil do Reino Unido.

Lá tem vários pubs, baladinhas, shopping centres, museus e etc. Tudo que um estudante universitário poderia precisar! Leeds é bem cultural, tem shows, apresentações, peças de teatro... Ah, e a Student's Union (equivalente ao Centro Acadêmico das universidades brasileiras) da Leeds Met organiza várias festinhas pra cidade inteira. Mas eu vou pra lá só estudar, é claro.

E Leeds também é berço de algumas estrelas! Você já deve ter ouvido falar de:

Corinne Bailey Rae

Mel B., das Spice Girls
Kaiser Chiefs

Matthew Lewis (Neville Longbottom)

Viram? Leeds é top! Tem muito jovem aqui, por causa da população acadêmica, e tem muita gente bonita e estilosa também. As pessoas aqui são muito educadas e prestativas, o que é bom demais! Também percebi que tem muito britânico em Leeds, ao contrário de cidades como Londres que são multiculturais e você não encontra nativos na rua, então é muito fácil você fazer um colega ou amigo inglês por aqui :)

Leeds é grande mas ao mesmo tempo é aconchegante, você consegue andar a pé e conhecer sua rota pela cidade! Tem tudo que eu poderia precisar em relação a infra-estrutura, lojas e etc, mas também não é uma cidade agitada e anônima como as grandes metrópoles, então eu tô curtinho muito!

Se você assim como eu nunca tinha ouvido falar de Leeds, agora sabe o quão incrível é aqui! Vale a pena uma visita a Yorkshire se você estiver passeando pela terra da Rainha :)

2 comentários:

  1. Oi, estou em Leeds, porém não falo nada de inglês. Será que você teria alguma dica de lugares onde turistas que falam a minha lingua se encontram? Até mesmo algum lugar que eu possa levar meu filho de 5 anos para brincar? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não conheci muitos brasileiros em Leeds além daqueles da minha universidade, infelizmente :( Sobre lugares para brincar, tem um parque grandão chamado Woodhouse Moor, na região do Hyde Park. Outra dica para encontrar estrangeiros talvez seria no Leeds Market e na feira de rua que acontece próximo da Bus Station, mas não conheço nenhum outro núcleo de brasileiros por aí :/ Boa sorte!

      Excluir